h1

Citar Deus

25 Janeiro, 2007

“Muitos moralistas religiosos têm igualmente declarado com frequência que certas práticas são erradas porque contrárias à vontade de Deus. Devemos responder que Deus deveria ser citado com um pouco mais de cautela. Não é fácil estabelecermos qual a vontade de Deus e, falando Deus tão baixinho, é fácil confundirmos as Suas vontades com os nossos conceitos.”

Anthony Weston, “A Arte de Argumentar”, Gradiva, 1996.

2 comentários

  1. É. Pior que isso é usar o nome de Deus para resolver coisas que só a nós, simples mortais, nos diz respeito. É usar a fé, a religião, a moral das pessoas para manipulá-las. E depois são as igrejas, as missas, um sem-número de inutilidades que educam as pessoas para a inocência, quando o mundo é uma selva. Tudo em nome de Deus, para seguir a Sua vontade…


  2. Concordo com o que dizes, no que concerne Deus. Mas discordo, parcialmente (:p) com o facto de vivermos numa ‘selva’ (que parece trazer conotações com o Estado de Natureza de Hobbes ou Locke). Mais uma vez, em jeito de crítica, a selva é patrocinada pelo Capital, que motiva a competição e a guerra de todos-contra-todos num cenário de aparente civilização. O facto é que possuímos as ferramentas intelectuais para transformar este mundo numa ‘polis’ (uso ‘polis’ por oposição a ‘selva’). Quem nos oprime não é um suposto Deus, independentemente da sua existência e “opiniões”. Quem nos oprime são os manipuladores do símbolo ‘Deus’, em consórcio com os supostos políticos (agitadores, demagogos que conduzem o povo na sua ‘mentalidade de rebanho’ (Nietzsche).

    O problema não é Deus, como afirmas e eu subscrevo. São os que manipulam e dobram os símbolos, independentemente do seu estatuto ontológico, à sua vontade.

    :)*



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: